“Uma relação de confiança, empatia e acolhimento com o psicólogo é a base de um processo terapêutico bem sucedido”

Dra. Marcia Medeiros

Eu sou a Marcia Medeiros. Trabalho há 35 anos em consultório particular, clínicas e universidades, atuando em atendimento terapêutico  e ministrando treinamentos, supervisões e cursos. Recebo clientes de todas as faixas etárias e também famílias, casais e grupos. Minha linha de orientação nos tratamentos é a psicoterapia de base psicanalítica. Esta abordagem é direcionada a leitura do inconsciente através do discurso e da relação transferencial. A psicanálise permite ao paciente um acesso a conteúdos reprimidos que, uma vez elaborados e resignificados, desdobram funções e sintomas complexos de patologias psíquicas.

As psicoterapias são buscadas por pessoas que estão sofrendo com questões emocionais e transtornos que, na maioria da vezes, já estão influenciando sua rotina de vida e restringindo sua qualidade de vida. De acordo com o diagnóstico, os objetivos clínicos e as características de cada caso, pode-se indicar uma previsão de tempo de tratamento e definir-se um planejamento individualizado conforme as necessidades do paciente para que a angústia inicial e os sintomas que mais o afligem sejam prioritariamente tratados.

Paralelamente ao trabalho clínico, desenvolvo programas focados em transformação e desenvolvimento pessoal ou profissional.  O olhar e a forma de trabalho tem referência na psicologia, porém, o importante é enfatizar o acesso às ferramentas adequadas para solucionar um problema específico ou otimizar a performance nos planos necessários. Atualmente tenho desenvolvido um programa de coaching para executivos, onde muitas vezes a visão psicanalítica tem auxiliado no entendimento e superação das dificuldades que os clientes encontram nos processos de mudança, em programas de gestão e desenvolvimento de carreira. É comum executivos se defrontarem com resistências inconscientes e, este tipo de trabalho atua na superação e desconstrução de barreiras invisíveis.

Há também o trabalho com os grupos terapêuticos, na sua maioria famílias, casais ou um conjuntos de pessoas com problemas afins que se juntam para trabalhar em função de sofrimentos comuns. Esses grupos crescem e se fortalecem quando trocam e se acolhem em suas aflições, fundamentando a elaboração de suas questões a partir da  humanização de suas experiências e sentimentos.

Por último também trabalho com psicólogos com quem tenho a oportunidade de supervisionar casos e direcionar estudos. Esse apoio à prática clínica do profissional visa proporcionar-lhe o desenvolvimento de um estilo profissional próprio. Com o estudo de casos e a análise dos obstáculos transferenciais que possam estar interferindo em sua conduta  terapêutica, o psicólogo desenvolve com mais segurança e profundidade seu manejo clínico. Para mim, é um trabalho muito rico porque ao passar um pouco da minha experiência percebo o quanto também aprendo muito na troca contínua.

Formação:

Graduação  em Psicologia PUC-RJ 1987
Pós Graduação em Medicina Psicossomática- IMPRJ 1990
Pós Graduação em Psicologia Clínica PUC- RJ 1995
Mestrado em Psicologia Clínica Organizacional UNESA-RJ 1997
Formação em Psicanálise CPSARJ 1999
Pós Graduação em Medicina Tradicional Chinesa ABACO-RJ 2005
Membro da World Federation of Tradicional Chinese Medicine- Beijing 2008
Consultoria e Coaching Trainer – Instituto Sul Americano de estudos para o desenvolvimento humano – ISADEH – SP 2010

Essa é minha formação básica, fora os cursos de menor duração, as publicações, participações em congressos, palestras, treinamentos, cursos e workshops.   Profissionalmente, além do consultório, desde o início, também trabalhei por 10 anos em hospital geral, onde realizava atendimento ambulatorial e hospitalar a pacientes clínicos, psicossomáticos, pré e pós cirúrgicos. Atuei também  em instituição de assistência psicossocial e depois ingressei na carreira acadêmica, dando aulas na graduação de psicologia de duas universidades do Rio de Janeiro e posteriormente numa pós-graduação de medicina chinesa.

Na verdade meu currículo é compatível com mais de 30 anos de trabalho e estudos contínuos.  Apesar disso não o considero tão longo que garanta um estado de suficiência quando o trabalho se destina a lidar com o emocional de pessoas em sofrimento. Penso que o currículo de um profissional de saúde é importante, mas a identificação, o feeling e a empatia entre o cliente e seu analista são primordiais para o processo terapêutico ser bem sucedido. O terapeuta não deve se ancorar na experiência acumulada, mas se posicionar sempre interrogativamente a cada novo cliente, num esforço permanente de atualização. Assim, apesar de todo o tempo de profissão, o mais sensato é sempre convidar cada cliente a abrir um novo capítulo na minha história profissional.

Para finalizar, posso dizer que minha profissão me cativa e me apaixona porque me faz aprender e evoluir como profissional e pessoa diariamente. Quanto mais trabalho com pessoas mais testemunho sua capacidade de se transformar e lidar com o imponderável.

ESPECIALIDADES

Menu