Coach é uma ferramenta desenvolvida para aplicações de cunho desenvolvimentista. Pode ser usada por profissionais que se capacitaram na aplicação das técnicas junto a clientes que buscam o coaching porque, em geral, precisam se organizar e melhor se planejar para atingir uma determinada meta ou objetivo seja na vida pessoal ou em âmbito profissional. Coach vem de levar de um lugar a outro, carregar, transportar. Consiste num conjunto de exercícios e práticas que levam o sujeito a focar de maneira mais objetiva, determinada e motivada uma ou mais questões sobre as quais ele deseja se transportar de uma situação atual para uma outra de melhor performance e resultado.
O que pode ocorrer é que, as vezes, ao longo das sessões de coach, as pessoas se deparam com questões intrínsecas ao seu universo mental e emocional, pois muito comumente a raiz das dificuldades e perda de foco está ancorada nas distorções perceptivas que são projetadas do inconsciente para a realidade. Nesse momento, deve-se migrar para um tratamento psicoterápico fundamentado nos materiais surgidos nas sessões de Coach. Se o profissional que está realizando o processo de Coach é psicólogo ou possui formação superior na área de saúde mental, então costuma-se aproveitar o conteúdos que se apresentaram antes para um fechamento diagnóstico e iniciação de um trabalho terapêutico. Mas, caso o profissional Coach não tenha formação específica nesta área, deve colocar para o cliente a necessidade dele buscar um tratamento adequado para as questões psicológicas com um profissional especialista.
Psicoterapia é um método de tratamento para problemas psíquicos, emocionais e comportamentais, sem uso de medicações, de cunho científico e que só pode ser conduzido por profissional de nível superior em psicologia ou medicina, de preferência com pós graduação na área clínica. Em geral são trabalhos profundos que envolvem abordagens científicas e levam o sujeito a explorar camadas mais profundas da subjetividade e de suas condições de sanidade. Trata-se de um campo muito sério de trabalho, pois se exercido por pessoas sem qualificação há risco de agravamento dos quadros clínicos. Podem ser usadas ferramentas facilitadoras dependendo da linha de abordagem terapêutica. Porém a relação terapêutica deve ser de total segurança para o paciente e seus conteúdos tratados sob uma ótica de cura e superação.
Portanto que fique claro que ambos processos são positivos e necessários se corretamente indicados e aplicados.
Coach para desenvolver, Psicoterapia para tratar.
Ainda tem dúvidas? Escreve pra mim em dramarciamd@hotmail.com
Abraços,
Marcia Medeiros