Trânsito parado, transportes públicos lotados, insatisfação profissional e pessoal, além das obrigações com trabalho, casa, filhos, família, contas a pagar e todo tipo de demanda e pressões que a vida imprime diariamente, essa rotina sufocante coloca em risco o equilíbrio e compromete o bem-estar do ser humano. A correria do dia-a-dia não permite que se preste atenção na condição de nosso corpo e mente nem tão pouco nas nossas emoções. A velocidade de informações que chegam todo o tempo e o acúmulo de tarefas diárias gera um quadro de esgotamento generalizado que sempre é a fonte ou o motor do agravamento de nossas doenças físicas e mentais.
Em função de uma necessidade própria da evolução tecnológica e do ajuste das técnicas de atendimento à realidade social do mundo atual, o Conselho Federal de Psicologia regularizou em 2018, os serviços de atendimento psicológico via tele-atendimento e tornou-os mais acessíveis. Desta forma, nós, profissionais da psicologia, podemos atender os pacientes através de meios virtuais de comunicação, facilitando assim, o acesso a consulta psicoterápica. De processos psicodiagnósticos a sessões de psicoterapia, o atendimento on-line viabiliza de forma segura e sigilosa os benefícios dos tratamentos terapêuticos.
No atendimento on-line há uma otimização no tempo de deslocamento para a realização das consultas, tanto para o cliente quanto para o profissional, sem perdas na qualidade e funcionalidade do trabalho. As sessões ocorrem em horários pré-fixados, em plataforma com vídeo ao vivo e em ambiente reservado. Desta forma, o paciente pode se sentir a vontade e desenvolver suas questões, alcançando seus objetivos junto com seu terapeuta mesmo à distância.
Também se o paciente estiver viajando ou afastado da cidade onde faz sua terapia presencial, ele pode continuar seu tratamento a distância via on-line. Realmente essa opção traz muita facilidade para o paciente acessar o psicólogo que ele desejar mesmo que esse profissional não seja de sua cidade, país ou não esteja próximo a ele.