“Uma relação de confiança, empatia e acolhimento com o psicólogo é a base de um processo terapêutico bem sucedido”

Dra. Marcia Medeiros

Eu sou a Marcia Medeiros. Trabalho há 30 anos em consultórios, clínicas e universidades, atuando em atendimento terapêutico  e ministrando treinamentos, supervisão e cursos. Recebo clientes de todas as faixas etárias e também famílias, casais e alguns grupos de trabalho direcionado. Minha orientação nos tratamentos psicoterápicos é a psicanalítica, pois essa foi a linha de abordagem das principais pós graduações que fiz nesta área. Isso quer dizer que meu trabalho se desenvolve a partir da leitura do inconsciente, o qual num contexto terapêutico se revela naturalmente pelo discurso do cliente e na relação dele com o terapeuta. Através do diálogo, a análise permite o desvendamento de processos inconscientes e permite que muitos conteúdos reprimidos e traumáticos sejam elaborados e o cliente possa resignificar as experiências que vêm contribuindo na formação de sintomas, distúrbios psíquicos e acometimentos psicossomáticos, aqueles que se manifestam sob forma de doenças orgânicas mas que são de origem emocional.

As psicoterapias são procuradas por pessoas com problemas de ordem afetiva ou psicológica, acometidas  por transtornos específicos que na maioria das vezes estão influenciando sua rotina e restringindo sua qualidade de vida. A técnica terapêutica depende da faixa etária e do diagnóstico, pois, dependendo dos objetivos e características de cada caso, o tratamento deve dispor de ferramentas e planejamento apropriado.  Um exemplo disto são as diferenças técnicas entre a terapia de adulto e uma psicoterapia infantil. Os elementos lúdicos usados com as crianças, não são com outras faixas. Assim, procuro estabelecer entre a teoria psicanalítica e as técnicas de atendimento um conjunto compatível com as necessidades do paciente.

Na linha de coaching trabalho com programas focados em áreas que a pessoa visa  transformação e desenvolvimento pessoal ou profissional sem necessariamente apresentar uma demanda de ordem psicológica. Logicamente que o olhar e a forma de trabalho tem referência na psicologia em virtude da minha formação. Porém, o importante é enfatizar a possibilidade de um ambiente em que o cliente encontre as ferramentas adequadas para solucionar um problema ou melhorar sua performance nos planos que julgar necessário. Atualmente tenho desenvolvido um programa de coaching para atores, onde muitas vezes a psicanálise  tem auxiliado no entendimento e superação das dificuldades que eles encontram na construção dos personagens e na sua auto referência em cena. É comum os atores se defrontarem com resistências inconscientes e o trabalho de coaching auxilia na superação e desenvolvimento pessoal e profissional.

Há também os grupos de atendimento, na sua maioria famílias, casais ou pais e mães que formam grupos terapêuticos em função de sofrimentos comuns. Esses grupos crescem em conjunto, fundamentando a elaboração dos problemas a partir da troca de experiências e sentimentos.

Recebo psicólogos com quem tenho a oportunidade de desenvolver um trabalho de supervisão analisada, que consiste em  auxiliar a conduta desses profissionais, em geral no início de carreira, proporcionando o desenvolvimento de um estilo profissional próprio, a partir do estudo de casos e também da análise pessoal do profissional e dos obstáculos transferenciais que interferem em seu  setting terapêutico.

Formação:

Graduação  em Psicologia PUC-RJ 1987
Pós Graduação em Medicina Psicossomática- IMPRJ 1990
Pós Graduação em Psicologia Clínica PUC- RJ 1995
Mestrado em Psicologia Clínica Organizacional UNESA-RJ 1997
Formação em Psicanálise CPSARJ 1999
Pós Graduação em Medicina Tradicional Chinesa ABACO-RJ 2005
Membro da World Federation of Tradicional Chinese Medicine- Beijing 2008
Consultoria e Coaching Trainer – Instituto Sul Americano de estudos para o desenvolvimento humano – ISADEH – SP 2010

Essa é minha formação básica, fora os cursos de menor duração, as publicações, participações em congressos, palestras, treinamentos, cursos, workshops que tanto participei quanto promovi.  Profissionalmente, além do consultório que mantive continuamente desde o início, também tive a oportunidade de trabalhar em hospitais gerais, onde realizava atendimento ambulatorial e hospitalar a pacientes clínicos, psicossomáticos, pré e pós cirúrgicos. Atuei também  em algumas instituições de assistência psicossocial e depois ingressei na carreira acadêmica, dando aulas na graduação de psicologia de duas universidades do Rio de Janeiro e posteriormente numa pós graduação.

Na verdade meu currículo é compatível com 30 anos de trabalho e estudos contínuos.  Apesar disso não o considero tão longo que garanta um estado de suficiência quando o objetivo é trabalhar com a psique humana. Pela minha experiência, o currículo de um profissional de saúde é importante, mas a identificação, o feeling e a empatia entre o cliente e o analista ou seu coaching são os  fatores primordiais para o processo terapêutico ser bem sucedido. O terapeuta não deve se ancorar na experiência acumulada, mas se posicionar interrogativamente, num esforço permanente de atualização, se constituindo ponte de conhecimento entre o cliente e ele mesmo. Assim, apesar de todo o tempo de profissão, creio que o mais sensato seja sempre convidar cada cliente a abrir um novo capítulo na minha história profissional.

Para finalizar, gostaria de dizer o quanto adoro minha profissão, pois aprendo e evoluo a cada atendimento. Quanto mais trabalho com o ser humano mais testemunho sua capacidade de se transformar e lidar com adversidades.  Espero te encontrar numa oportunidade e poder contribuir para que você alcance o que está precisando ou desejando.

ESPECIALIDADES

Menu
WhatsApp chat