Síndrome do Pânico pode causar problemas de coração?

A Síndrome do Pânico é uma psicopatologia que se fundamenta basicamente nos níveis de ansiedade do paciente.  Podemos dizer que o pânico se instala quando a ansiedade transborda e não cabe mais em outros sintomas. É uma ansiedade acima da capacidade do sujeito de suportá-la. Tão progressiva, que vai crescendo e tomando conta dos pensamentos e atos da pessoa, o que pode até diminuir ou cessar a produção de outros sintomas típicos como roer unhas, comer muito, se mover repetidamente, comprar desnecessariamente..etc etc. A ansiedade pode chegar a níveis tão intensos que  paralisa o sistema psíquico e  fixa a mente do paciente numa situação ou objeto específico, o foco do pânico.

É comum que, numa crise de síndrome do pânico, as pessoas sintam muitos desconfortos físicos e refiram sintomas orgânicos como taquicardia, suor aumentado, tremor, boca seca, rubor malar, frio nas extremidades, ou tenham a sensação de um ataque cardíaco, desmaios ou síncopes neurológicas. No entanto, na maioria das vezes essas sensações são percepções inscritas no corpo, mas oriundas da descarga adrenérgica que a crise provoca. Muitas vezes esses pacientes vão ao pronto-socorro assustados e convencidos de um problema cardíaco e são medicados com anti-ansiolíticos, tendo uma melhora imediata dos sintomas. Todavia se o paciente já possui antecedentes de doenças cardíacas, hipertensão, diabetes, e outras patologias pregressas, um ataque de pânico pode agir como um gatilho e acionar a precipitação  de uma crise aguda da doença coronariana.

Portanto a Síndrome do Pânico como fator isolado não causa problemas cardíacos, mas pode precipitar os pré-existentes se não já previamente diagnosticados e, sob tratamento e controle.

Não subestime o poder do seu emocional em atuar sobre sua saúde global. Melhor sempre cuidar da ansiedade antes que ela tome proporções alarmantes. Existem vários métodos psicoterápicos que podem baixar os níveis de ansiedade, diagnosticando as fontes inconscientes desses sintomas e tratando-as adequadamente.

Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Escreve pra mim em dramarciamd@hotmail.com

Abraços,

Marcia Medeiros